FACETAS DE CERÂMICA

A faceta de porcelana é o tratamento estético dental mais popular entre as celebridades, por exemplo Daniele Suzuki. Utiliza-se para melhorar a aparência dos dentes anteriores e é uma alternativa ao clareamento dentário.

Também conhecida como lente de contato dental, é uma capa de cerâmica colada à face labial dos dentes anteriores, destinada a branquear os dentes e/ou corrigir a estética. Dura aproximadamente 10 a 15 anos.

É usada para:

  • Clarear dentes manchados ou escuros
  • Fechar espaços pequenos entre os dentes
  • Corrigir desalinhamentos menores sem o recurso à ortodôntia
  • Reconstruir pedaços de dentes partidos
  • Criar um sorriso mais jovem e cativante

Normalmente o processo consiste na remoção da camada fina do esmalte do dente hospedeiro. A seguir o dentista tira um molde da boca que envia para o laboratório de prótese dentária. O paciente sai da clínica com facetas provisórias enquanto aguarda a produção das definitivas em cerâmica. A faceta de porcelana não só melhora a estética como confere robustez ao dente onde é aplicada. No entanto é bom tomar consciência de alguns senãos. Todo o procedimento é invasivo.

Alguns dos efeitos secundários são dores nos dentes por algum tempo, variando muito de caso para caso. Outro problema é que se existir algum erro e o nervo do dente inflamar, o mais certo será ter que fazer tratamento de canal.

 

Além da 'morte' do dente o preço sofrerá um agravamento devido aos tratamentos não previstos. O processo é irreversível e tem que ser convenientemente ponderado. Também tem que se preocupar com uma garantia. Imagine que cai e sofre um acidente com uma das facetas. O que acontecerá num caso desses?

 

Uma alternativa menos durável mas muito mais barata e que exige menor desgaste do dente, é a faceta em compósito ou compômero. É uma alternativa com todas as vantagens excepto a duração. Naturalmente necessitará ser refeita dentro de poucos anos mas compensa pela diferença de preço e por ser menos invasiva

Faceta laminada tipo Lente de contato

A diferença entre a lente de contato dental (faceta laminada) e a jaqueta de porcelana é que neste caso não existe desgaste mecânico da face dos dentes. Utiliza-se ácido fosfórico para corroer ligeiramente o esmalte e promover a adesão da faceta, que tem uma expessura mínima de 0.2 a 0.3mmm. O dente fica um pouco mais volumoso devido a este aumento na sua dimensão mas em muitos casos não é significativo.

Contra indicações

As pessoas que sofrem de bruxismo, não devem de modo algum, usar faceta de porcelana ou lente de contato dental. Para essas pessoas está mais indicado a jaqueta ou a coroa dentária. Deve ser evitado o seu uso em dentes da frente em baixo. Estarão sujeitas a sair constantemente.

Contra indicações

1 - evitar alimentos que possam colorir a união entre as facetas e os dentes, tais como café, chá escuro ou vinho tinto

2 - higiene dentária adequada de modo a manter os dentes e gengivas saudáveis

3 - os dentes devem ser objeto de limpeza e verificação na clínica, duas vezes ao ano, para manutenção

4 - evitar morder osso de costeleta ou frango/galinha e ingestão de alimentos gelados, que podem fazer estalar a cerâmica

As facetas podem partir ou rachar mas normalmente não alteram a côr. Antes de decidir pela colocação de facetas dentárias, deve ter em mente que a remoção do esmalte para acomodar a lente de contato dental, é irreversível. Igualmente ter a noção de que a faceta tem uma longevidade de no máximo 20 anos. Por isso serão precisas novas facetas a médio prazo.

fonte: http://www.protesedentaria.org/faceta.html

outras dicas

Cárie Zero

Cárie zero é o nome dado ao programa que desenvolvemos na QUALYDENT, a fim de atingirmos o objetivo de melhorar a qualidade da saúde bucal de nossos pacientes.

 

É o acompanhamento cuidadoso, feito de 3 em 3 meses éla THD e supervisionado pelo cir. Dentista com visitas planejadas e programadas.

 

Também conhecida como lente de contato dental, é uma capa de cerâmica colada à face labial dos dentes anteriores, destinada a branquear os dentes e/ou corrigir a estética. Dura aproximadamente 10 a 15 anos.

VER ESSA DICA COMPLETA

Ortodontia e ATM

O Que é ATM? Ou DTM?

ATM – Articulação Temporo Mandibular

DTM – Disfunção Temporo Mandibular

Qualquer pessoa pode usar aparelho?

Em primeiro lugar precisa ser feito uma avaliação radiográfica para verificar as condições do osso e das raízes dos dentes. Se estiverem em condições de saúde, os aparelhos podem ser utilizados em qualquer idade.

VER ESSA DICA COMPLETA

Mau Hálito

Todas as pessoas têm mau hálito?

Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar sim, mas o hálito da manhã é considerado fisiológico. Após a higiene dos dentes e primeira refeição, a halitose matinal deve desaparecer. Caso isso não aconteça, podemos considerar que o indivíduo tem mau hálito e que este precisa ser investigado e tratado.

É possível que eu tenha mau hálito e não saiba disso?

Sim. As pessoas que têm um mau hálito constante, por fadiga olfatória, não percebem seu próprio hálito. Somente as pessoas que têm períodos de halitose e períodos de normalidade conseguem percebê-lo.

VER ESSA DICA COMPLETA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Preencha esse formulário e agende sua consulta.

Aceitamos cartões

convênios

Copyright 2015 | Todos os direitos reservados à QUALYDENT Especialidades ODONTOLÓGICAS

Site desenvolvido pela Agência Harz