Mau Hálito

Todas as pessoas têm mau hálito?

 

Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar sim, mas o hálito da manhã é considerado fisiológico. Após a higiene dos dentes e primeira refeição, a halitose matinal deve desaparecer. Caso isso não aconteça, podemos considerar que o indivíduo tem mau hálito e que este precisa ser investigado e tratado.

 

É possível que eu tenha mau hálito e não saiba disso?

 

Sim. As pessoas que têm um mau hálito constante, por fadiga olfatória, não percebem seu próprio hálito. Somente as pessoas que têm períodos de halitose e períodos de normalidade conseguem percebê-lo.

Como saber se tem mau hálito?

 

A maneira mais simples de identificá-lo é pedir a um familiar ou a um amigo de confiança que faça essa avaliação para você. Caso você identifique o problema ou caso você se sinta constrangido a pedir a alguém que o avalie, pode procurar um dentista para que este possa ajudá-lo no diagnóstico e no tratamento da halitose.

Existe uma maneira de se medir o hálito?

 

Sim, atualmente existe um aparelho chamado Halimeter, capaz de medir compostos sulfurados voláteis e que serve medir a gravidade da lialitose.

 

Qual a causa do mau hálito?

 

Os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo. Existem casos de lialitose tanto por razões fisiológicas (má higienização), razões patológicas, (feridas cirúrgicas, cárie, doença periodontal etc.) ou razões sistêmicas (diabetes, uremia, prisão de ventre etc.).

No entanto, 96% ou mais dos casos de lialitose se devem à presença de saburra lingual e, assim, devem ser tratados.

0 que é saburra?

 

Saburra é um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que adere ao dorso da língua em maior proporção na região posterior. Os principais organismos presentes são do tipo anaeróbios proteolíticos, os quais produzem componentes de cheiro desagradável no final de seu metabolismo.

Se a saburra é formada microrganismos, o mau hálito é contagioso?

 

Não. A saburra somente se forma em pessoas com predisposição à sua formação. Por isso, é muito comum observarmos casais em que apenas um dos parceiros apresenta hálito muito desagradável, a ponto de incomodar o outro.

O que predispõe à formação de saburra?

 

A causa primária da formação de saburra é a leve redução do fluxo salivar, com a presença de uma saliva muito mais rica em mucina ("gosmenta") e que facilita a aderência de microrganismos e de restos epiteliais e alimentares sobre o dorso da língua.

É bom que se diga que existem vários graus de redução do fluxo saliva por este motivo devemos além de medir o fluxo salivar avaliar as causas da redução para que se decidir sobre o tratamento.

Como se livrar da saburra e do mau hálito?

Podemos agir de várias maneiras vamos citar algumas:

1. Remoção mecânica por meio de limpadores linguais.

 

2. Manutenção da superfície lingual o mais oxigenada possível, com o uso de oxidantes.

 

3. Identificação da causa da redução do fluxo salivar para que se possa estabelecer o tratamento adequado.

As duas primeiras abordagens garantem um hálito agradável; porém, exigem a manutenção desses cuidados.

 

A terceira abordagem, uma vez realizada com sucesso, garante resultados mais duradouros, sem a necessidade de manutenção do uso de produtos para o controle de saburra, porque esse procedimento corresponde à eliminação da causa primária.

Como posso melhorar meu mau hálito que acontece só de vez em quando?

 

Quando o mau hálito não é crônico, mas apenas esporádico, devemos observar uma higiene bucal e lingual adequadas, estimular a salivação de maneira fisiológica (isto é, sem o uso de medicamentos) com balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal, ou, mais eficientemente, com uma ameixa japonesa codimentada, conhecida como "umebochi". Devemos ainda cuidar da alimentação (evitar o excesso de proteína, gordura, condimentos e alimentos de cheiro carregado) e manter uma freqüência de ingestão de água e de alimento (que contenha algum carboidrato) a cada 3 ou 4 horas.

Então, o uso de gomas de mascar melhora o hálito?

 

Sim. Em primeiro lugar, age como um mascarado do hálito e, em segundo, o que é mais importante, aumenta a salivação.

0 mau hálito pode vir do estômago?

 

Não. Mas é comum pacientes pensarem dessa maneira. Também é comum pacientes com gastrite terem mau hálito.

 

Vamos explicar melhor esse mecanismo: à medida que a saburra se forma, ela passa a ser um meio propício também à instalação e à proliferação de microrganismos patogênicos cuja porta de entrada é a boca.

São exemplos os microrganismos causadores de doenças pulmonares, gastrintestinais e até mesmo de amigdalites e de doenças periodontais. No caso da relação lialitose versus gastrite, a redução do fluxo salivar propicia a formação de saburra, a qual permite que o Heficobacterpilor se instale no dorso lingual, prolifere e aumente em número, podendo chegar ao estômago e desencadear a gastrite. Na verdade, a manutenção do fluxo salivar em condições normais não evita apenas a formação de saburra e mau hálito, mas também previne doenças como gastrite, pneumonia, amigdalite, periodontite etc.

Halitose tem cura?

 

Sim, porém, exige um tratamento especializado.

outras dicas

Plástica no Dentista

Muita gente anda rindo à toa, principalmente depois que se submeteu a um dos vários tratamentos oferecidos pela Odontologia Estética. Além de receber elogios sobre a beleza e harmonia dos dentes, essas pessoas se surpreendem ao ouvir comentários de que estão mais jovens e até sem ruguinhas e vincos acentuados na região da boca.

 

Na verdade, esses observadores têm toda a razão. Hoje, dentro da Odontologia Estética já é possível solucionar vários problemas, que algumas pessoas ainda acreditavam que só uma cirurgia plástica poderia resolver.

VER ESSA DICA COMPLETA

Cárie Zero

Cárie zero é o nome dado ao programa que desenvolvemos na QUALYDENT, a fim de atingirmos o objetivo de melhorar a qualidade da saúde bucal de nossos pacientes.

 

É o acompanhamento cuidadoso, feito de 3 em 3 meses éla THD e supervisionado pelo cir. Dentista com visitas planejadas e programadas.

 

Também conhecida como lente de contato dental, é uma capa de cerâmica colada à face labial dos dentes anteriores, destinada a branquear os dentes e/ou corrigir a estética. Dura aproximadamente 10 a 15 anos.

VER ESSA DICA COMPLETA

Ortodontia e ATM

O Que é ATM? Ou DTM?

ATM – Articulação Temporo Mandibular

DTM – Disfunção Temporo Mandibular

Qualquer pessoa pode usar aparelho?

Em primeiro lugar precisa ser feito uma avaliação radiográfica para verificar as condições do osso e das raízes dos dentes. Se estiverem em condições de saúde, os aparelhos podem ser utilizados em qualquer idade.

VER ESSA DICA COMPLETA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Preencha esse formulário e agende sua consulta.

Aceitamos cartões

convênios

Copyright 2015 | Todos os direitos reservados à QUALYDENT Especialidades ODONTOLÓGICAS

Site desenvolvido pela Agência Harz