Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia responsável pela prevenção, correção e manutenção das posições dentárias incorretas em crianças e/ou adultos. Ela tem a sua ação direta na modificação da posição dentária, através de movimentos realizados com aparelhos fixos ou removíveis.

Os aparelhos fixos atuais contam com uma tecnologia de ponta para sua fabricação, o que permite designs extremamente delicados e estéticos, incluindo os brackets cerâmicos, que atualmente são amplamente utilizados. Toda esta evolução tecnológica permite que os tratamentos com aparelhos fixos sejam muito mais rápidos e confortáveis.

 

A Ortopedia Facial se preocupa primariamente com o desenvolvimento das bases ósseas (maxila e mandíbula), sob os aspectos de tamanho e relacionamento antero-posterior e lateral. Para atingir o seu fim, o tratamento ortopédico facial pode ser executado através de aparelhos ortopédicos mecânicos, que podem ser fixos ou removíveis, os quais exercem uma força direta ao osso que se deseja modificar, como por exemplo, os aparelhos expansores, os extra-orais ou os disjuntores entre outros.

A Ortopedia Facial pode também ser realizada através de aparelhos ortopédicos funcionais, que são aparelhos sempre removíveis, que atuam através do mecanismo de excitação nervosa, modificando a postura da mandíbula e das forças musculares que atuam sobre os dentes e arcadas, e por conseqüência alteram a forma das estruturas ósseas da face (maxila e mandíbula).

É importante salientar, que qualquer tratamento ortopédico, seja ele funcional ou mecânico, tem sua indicação para crianças ou adolescentes, os quais ainda possuem potencial de crescimento.

 

Durante o crescimento da criança, é possível em grande parte dos casos prevenir e tratar os problemas de desenvolvimento. Já no adulto, como as arcadas não possuem mais nenhum tipo de crescimento, a forma de correção indicada será o tratamento ortodôntico.

 

Tanto a Ortodontia, quanto a Ortopedia Mecânica e a Ortopedia Funcional, não são capazes de tratar todos os casos, elas apresentam limitações e contra-indicações que necessitam ser conhecidas e respeitadas. Cada uma tem sua importância em determinados períodos do desenvolvimento, idade e tipo de alteração.

O fundamental é que aja uma integração entre os métodos de correção dentária e ortopédica, através de adequado diagnóstico. É importante salientar que o profissional completo é aquele que conhece cada uma destas modalidades de tratamento, e sabe utilizá-las no seu devido tempo.

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Preencha esse formulário e agende sua consulta.

Aceitamos cartões

convênios

Copyright 2015 | Todos os direitos reservados à QUALYDENT Especialidades ODONTOLÓGICAS

Site desenvolvido pela Agência Harz