Plástica no Dentista

Muita gente anda rindo à toa, principalmente depois que se submeteu a um dos vários tratamentos oferecidos pela Odontologia Estética.

 

Além de receber elogios sobre a beleza e harmonia dos dentes, essas pessoas se surpreendem ao ouvir comentários de que estão mais jovens e até sem ruguinhas e vincos acentuados na região da boca. Na verdade, esses observadores têm toda a razão.

 

Hoje, dentro da Odontologia Estética já é possível solucionar vários problemas, que algumas pessoas ainda acreditavam que só uma cirurgia plástica poderia resolver.

Um dos casos mais comuns que chegam aos consultórios odontológicos se refere ao desgaste dentário. Provocado pela constante ação dos dentes ao longo dos anos ou pelo bruxismo (ranger os dentes enquanto se dorme), esse desgaste vai diminuindo a altura entre a arcada superior e a inferior, tecnicamente chamada de dimensão vertical. Além de problemas mastigatórios e até dores na articulação têmporo-mandibular, essa diminuição de altura também pode provocar a famosa boca murcha, com ruguinhas ao redor dos lábios e vincos acentuados partindo da aba do nariz.

 

Para eliminar esse tipo de problema é preciso recompor essa dimensão vertical. O objetivo é devolver a altura aos dentes. Isso é possível através de Tratamento Ortodôntico e ou Reabilitação Oral , através de próteses tipo coroas, facetas laminadas e até, eventualmente, de restaurações.

 

O primeiro passo do tratamento é a realização de uma documentação específica; composta por radiografias, fotos e modelos da arcada dentária. Dependendo do resultado, da estrutura e condições dos dentes, todos eles podem ser recompostos com coroas de porcelana. Em alguns casos, só os dentes posteriores, que sofrem maior pressão, recebem as coroas, enquanto os anteriores conseguem ser alongados com facetas laminadas ou simples restaurações em resina fotopolimerizável. Recuperada a altura necessária e com todos os dentes alinhados, as indesejáveis rugas e vincos surgidos devido a esse problema tendem a desaparecer.

As pessoas que usam próteses tipo dentadura completa ou parcial precisam fazer a cada tempo uma avaliação para verificar se a altura dos dentes está correta, pois seus podem estar gastos. A recuperação estética e funcional nesses casos é a troca das próteses corrigindo a dimenção vertical do paciente; podendo também , em alguns casos, fazer a fixação das próteses com implantes, recuperando assim a confiança do paciente na sua mastigação.

 

Outro problema que afeta muito a estética do rosto é a arcada dentária proeminente. Só mesmo aqueles que apresentam dentes saltados podem avaliar o quanto sofrem com apelidos nada gentis, do tipo "dentucinha". Além desse constrangimento, a maxila projetada para frente costuma atrofiar o lábio.

A solução para esses casos é o tratamento Ortodôntico associado à cirurgia Ortognática em pessoas adultas; já no caso de crianças e adolescentes , se consegue um excelente resultado com uso de aparelhos ortopédicos.

 

Portanto a odontologia de hoje pode realmente fazer uma verdadeira plástica no rosto, propiciando ao paciente um sorriso rejuvenescido , melhorando a sua auto estima e sua comunicação com as pessoas; fator fundamental para se ter sucesso hoje em dia.

 

CONSULTORIA: Dr. Marcelo Franceschi Oliveira

outras dicas

Ortodontia e ATM

O Que é ATM? Ou DTM?

ATM – Articulação Temporo Mandibular

DTM – Disfunção Temporo Mandibular

Qualquer pessoa pode usar aparelho?

Em primeiro lugar precisa ser feito uma avaliação radiográfica para verificar as condições do osso e das raízes dos dentes. Se estiverem em condições de saúde, os aparelhos podem ser utilizados em qualquer idade.

VER ESSA DICA COMPLETA

Cárie Zero

Cárie zero é o nome dado ao programa que desenvolvemos na QUALYDENT, a fim de atingirmos o objetivo de melhorar a qualidade da saúde bucal de nossos pacientes.

 

É o acompanhamento cuidadoso, feito de 3 em 3 meses éla THD e supervisionado pelo cir. Dentista com visitas planejadas e programadas.

 

Também conhecida como lente de contato dental, é uma capa de cerâmica colada à face labial dos dentes anteriores, destinada a branquear os dentes e/ou corrigir a estética. Dura aproximadamente 10 a 15 anos.

VER ESSA DICA COMPLETA

Mau Hálito

Todas as pessoas têm mau hálito?

Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar sim, mas o hálito da manhã é considerado fisiológico. Após a higiene dos dentes e primeira refeição, a halitose matinal deve desaparecer. Caso isso não aconteça, podemos considerar que o indivíduo tem mau hálito e que este precisa ser investigado e tratado.

É possível que eu tenha mau hálito e não saiba disso?

Sim. As pessoas que têm um mau hálito constante, por fadiga olfatória, não percebem seu próprio hálito. Somente as pessoas que têm períodos de halitose e períodos de normalidade conseguem percebê-lo.

VER ESSA DICA COMPLETA

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Preencha esse formulário e agende sua consulta.

Aceitamos cartões

convênios

Copyright 2015 | Todos os direitos reservados à QUALYDENT Especialidades ODONTOLÓGICAS

Site desenvolvido pela Agência Harz